Posse responsável de cães

Temos observado que o número de pessoas que passeiam com cães sem coleira vem crescendo nos parques da cidade, como se os parques fossem locais apropriados para exercitar seu amigo em liberdade.

Pouca gente sabe, mas existe uma lei no estado de São Paulo que estabelece regras de segurança para posse e condução responsável de cães (Lei 11531/03).  Segundo esta lei, cães ficam proibidos de andar soltos em áreas públicas, sendo que raças consideradas “perigosas” devem estar com guia de condução curta, focinheira e enforcador. Ou seja, os parques NÃO são locais para deixar seu cãozinho solto, por uma questão de segurança dos outros usuários destes locais. E a infração é punida com multa.

Além dos outros usuários, em muitos parques da cidade vivem animais silvestres, como aves e roedores, e animais abandonados, como gatos. Não raro cães soltos atacam estes animais. Recentemente encontramos um gato morto no parque onde atuamos, após ter sido ferozmente atacado por um cão. Outro caso recente de cães soltos no parque colocou em risco as pessoas que trabalham ali. E a culpa nunca é do cão, mas da irresponsabilidade do seu dono.

Por isso, se você possui um bicho de estimação, seja responsável na hora dos passeios: conduza-o sempre com coleira e guia. Se você presenciar um dono irresponsável passeando com seu cão sem guia, chame um segurança e exija providências.



Deixe um comentário